Notícias Contábeis


Projeção otimista do PIB é pauta estratégica para os pequenos negócios

23/04/2025

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

O mercado financeiro elevou a projeção do crescimento da economia brasileira para acima de 2%. O dado faz parte do Boletim Focus, divulgado pelo Banco Central (BC) nesta terça-feira (22). A projeção é feita a partir da análise de 100 instituições financeiras de todo o país. Outra estimativa aponta uma redução da inflação neste ano, chegando a 5,57% – mas ainda acima da meta de 4,5% ao ano. Nos dois cenários, quem tem a comemorar são os pequenos negócios, que são parte fundamental da economia brasileira.

Mais de um quarto (26,5%) de toda a riqueza produzida no país tem origem nos pequenos negócios – setor formado pelos microempreendedores individuais (MEI), microempresas (ME) e as empresas de pequeno porte (EPP). Além disso, o segmento – composto por mais de 21,7 milhões de CNPJs – foi responsável por 72% dos empregos criados em 2024.

É um setor resiliente, feito de homens e mulheres que nunca desistem. Produzem com a sua criatividade o seu próprio empreendimento. Os pequenos negócios demonstram sua capilaridade em todos os setores econômicos.

Décio Lima, presidente do Sebrae.

“Os números sinalizam que estamos no caminho certo, sob a gestão do presidente Lula e do vice-presidente Geraldo Alckmin, para levar mais dignidade para a nossa população”, assegura Décio.

O cálculo do mercado financeiro ainda está abaixo da estimativa de crescimento do Produto Interno Bruno (PIB) do país para 2025 apresentada pelo Ministério da Fazenda, que projeta uma alta de 2,3%, prejudicada pela elevação dos juros e pelo cenário conjuntural externo.


Fonte: Agência Sebrae